TROFÉU FALCÃO DE OURO

A riqueza que resiste escondida há quatrocentos anos é agora arrancada pelas garras do falcão que habita os penhascos misteriosos da cordilheira das serras de Itabaiana… O ouro, como o mitológico rei Midas da Frigia, uma província da Grécia antiga na Ásia Menor, transforma a ave em um troféu dourado. O escultor Zeus criou a arte e a Alloy Semijoias produziu a Joia. A IV Bienal do Livro de Itabaiana oferece às pessoas e entidades que se destacaram fazendo o bem, cultivando sabedorias que engrandecem um povo. Elas merecem muito, mas o que temos é um símbolo sagrado, o Falcão de Ouro, que as distinguirá na sociedade como pessoas admiráveis. Itabaiana e a sua Bienal dão-lhes o que tem de melhor, a riqueza simbólica de seus mitos sagrados.

Ilustres que receberão o Troféu Falcão de Ouro

ADERALDO LUCIANO – Professor e Cordelista
ADERALDO LUCIANO – Professor e Cordelista
ANDERSON ALMEIDA – Historiador e Presidente da Sofiva
ANSELMO ROCHA – Escritor
ANTÔNIA AMOROSA – Escritora e Cantora
ANTÔNIO SILVA – VIRMAN – Escritor
CLÓVIS BARBOSA – Escritor e Presidente do TCE
CRIS SOUZA – Poeta e Educadora
ÉZIO DÉDA – Poeta e Diretor Superintendente do Instituto Banese
INÊS RESENDE – Professora e Escritora
INFOGRAPHICS – Gráfica e Editora
JOÃO PAULO CARVALHO – Professor e Escritor
JORGE CARVALHO – Professor e Secretário de Estado da Educação
JOSÉ DE ALMEIDA BISPO – Historiador
JOUBERTO UCHÔA – Patrono da Bienal
JUSSANE TELES – Professora e Ativista Cultural

LUCAS LAMONIER – Professor e Escritor
LUCIANA MONTEIRO – Shopping do Estudante
MARIA MENDONÇA – Deputada Estadual
MESSIAS PEIXOTO – Empresário e Escritor
OLIVIER CHAGAS – Sec. de Est. do Meio Ambiente e Recursos Hídricos
PEDRINHO DOS SANTOS – Pesquisador e Historiador
RICARDO RORIZ – Diretor – Segrase
RUSSEL BARROSO – Escritor e Professor
SALETE NASCIMENTO – Cordelista
SICREDI – Sistema de Crédito Cooperativo
SOLANGE GAMA – Escritora e Professora
SUPERLUX – Comunicação Visual e Mídia Exterior
TINHO SANTANA – Professor e Escritor
UCAS – União dos Clubes de Carros Antigos de Sergipe
VALMIR DOS SANTOS COSTA – Prefeito Municipal de Itabaiana
VICENTE DO CAPUNGA – Ativista Cultural

PATRONO DA IV BIENAL

JOUBERTO UCHÔA DE MENDONÇA
PATRONO DA IV BIENAL DO LIVRO DE ITABAIANA

«Um simples bedel de escola, em 50 anos de luta, coragem, determinação, pioneirismo e, principalmente, empreendedorismo, construiu uma obra monumental dedicada à excelência da educação: a Universidade Tiradentes. Jouberto Uchôa de Mendonça é o que de melhor Sergipe tem para mostrar ao mundo. A IV Bienal do Livro de Itabaiana orgulha-se em tê-lo como patrono».

Antônio Saracura – escritor e curador da IV Bienal do Livro de Itabaiana/SE

PALCO DA PALAVRA

ABRAHÃO CRISPIM

Abrahão Crispim de Souza, aguerrido jornalista que deu personalidade ao jornal O Serrano em sua vida duradoura e gloriosa. Foi cronista social, articulista, cobrador, pau para toda obra e para toda briga. Com unhas e dentes comandou bancários à luta e explodiu a modorra dos vereadores de Aracaju. Com a literatura de seu pai, Zé Crispim, ao organizar e publicar causos e poemas, deu o gosto do Zanguê e da Matapoã às nossas letras.

PRAÇA DOS ESCRITORES

BARTOLOMEU PEIXOTO

Bartolomeu de Carvalho Peixoto – Nascido no povoado Cajueiro – Itabaiana-SE, agricultor, semi analfabeto, amante do trabalho, da arte comum e do cordel. Contador de histórias e estórias, tinha em seus cordéis um viés humorado, respeitador e lúdico. Amigo de todos, medidor de terras da vizinhança, escultor de pés, braços e pernas para os fiéis pagadores de promessas, contador de piadas, instruía com «o que é o que é», ensinou e viveu o bem. Ao lado de Maria, sua esposa, viveu 58 anos e tiveram 16 filhos.

PRAÇA DA IMPRENSA

JOÃO BATISTA

João Batista Santana – Radialista a vida toda, por 50 anos e desde os 17 peregrinou pelas emissores de Sergipe, fazendo o que mais gostava de fazer. Formou gerações de bons profissionais com sua técnica e seu exemplo. Finalmente, e para sempre, adotou Itabaiana como sua pátria amada para nossa satisfação.

TENDA CULTURAL

MELCIADES DE SOUZA

Melcíades de Souza – filho de Durval do Açúcar, que fez história em Itabaiana, os mais velhos lembram com saudade de sua generosidade. O arquiteto e artista plástico Melcíades foi para o céu na flor da idade mas suas casas embelezam as nossas cidades e seus quadros encantam as galerias de arte. Orgulho de Itabaiana!

EXPOSIÇÃO DE CARROS ANTIGOS

ZÉ DA BALEIA

José Antônio de Almeida – natural de Frei Paulo/SE, tem 82 anos e é apaixonado desde de criança por carros antigos. Caminhoneiro com mais de 50 anos de Rio-Bahia, aposentado, hoje se dedica a sua coleção de carros antigos.

Scroll Up